Apontado como um dos modelos mais econômicos do mundo, XL1 tem produção confirmada
por REDAÇÃO AUTOEPORTE 21/02/2013 10h27 - atualizado às 16h04 em 21/02/2013
VW XL1 FAZ 111,1 KM/L (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
Revelado
hoje, o VW XL1 poderia ser mais uma daquelas pegadinhas que as montadoras
aprontam em 1º de abril. Mas, aparentemente, não é. O modelo, que já foi
mostrado anteriormente como conceito, foi homologado para rodar na Europa e já
teve a produção de 50 unidades confirmada. Não se apegue apenas ao visual
futurista, modelado em fibra de carbono.
ABERTURA DAS PORTAS PARA CIMA DEIXA XL1 COM VISUAL AINDA MAIS FUTURISTA (FOTO: DIVULGAÇÃO) |
O que
realmente chama atenção no modelo é sua autonomia. Equipado com motores diesel
e elétrico, que entregam juntos 75 cavalos, o híbrido plug-in é capaz de
atingir o impensável consumo de 111,1 km/l. O segredo está no baixo peso, de
795 kg, e na aerodinâmica que permite um coeficiente de 0,189 cx, segundo a VW.
Além disso, ele recebe pneus de baixa resistência montados em rodas de
magnésio. A medida deles é de 115/ 80 na frente e 145/ 55, atrás. A VW afirma
que o XL1 pode percorrer até 50 km apenas no modo elétrico e que sua emissão de
poluentes é de baixas 21 gramas de CO2 a cada quilômetro rodado. A velocidade
máxima seria limitada a 160 km/h e o 0 a 100 km/h cumprido em 12,7 s. A VW
afirma que o XL1 pode percorrer até 50 km apenas no modo elétrico e que sua
emissão de poluentes é de baixas 21 gramas de CO2 a cada quilômetro rodado. A
velocidade máxima seria limitada a 160 km/h e o 0 a 100 km/h cumprido em 12,7
s. Com essas credenciais, o XL1 aparece como o veículo mais econômico e
aerodinâmico de todos os tempos. Ele tem apenas 3,888 m de comprimento, 1,665 m
de largura e apenas 1,153 m de altura. Para efeito de comparação, no Polo
europeu essa dimensões são de, respectivamente, 3,970 m, 1,682 m e 1,462 m. O
sistema de abetura das portas é um dos destaques do modelo, que ainda troca os
retrovisores externos por câmeras que captam as imagens e as exibem em
monitores no interior do carro. O modelo tem produção confirmada na fábrica da
Karmann, em Osnabrück, na Alemanhã. Comprada pela VW, a unidade também produz o
VW Golf Cabriolet e o novo Porsche Boxster.
Boa tarde,
ResponderExcluirSomos do Portal Carros Infoco, e temos interesse na trocas de links associados. Podemos firmar uma parceria links associados no seu blog e no Carros Infoco.
Caso tenha interesse, favor retornar para anderson.dias@carrosinfoco.com.br
Anderson Luiz Dias | Carros Infoco
Gerente/Editor-Chefe
+55 85 8738-3530
anderson.dias@carrosinfoco.com.br
www.carrosinfoco.com.br