Com a proximidade da
chegada dos pequenos Hyundai e Toyota, o VW oferece visual mundial da marca e
melhorias nos motores sem aumento no preço
Por
Vitor Matsubara | 25/07/2012
Há
muito não se via tanta movimentação no segmento de maior volume do nosso mercado,
o dos hatches compactos. Ícone da categoria, é olhando para ele que os próximos
lançamentos da Toyota e Hyundai, Etios e e HB20, respectivamente, se aquecem
antes de entrar no ringue, o que deve acontecer nos dois próximos meses. Para
defender a posição, a VW apresenta a versão 2013 do Gol, que está chegando às
lojas com novo design, motores aperfeiçoados e mais equipamentos de série, com
preços praticamente iguais aos cobrados pelo seu antecessor.
A
versão 1.0 básica, que custava 27.904 reais, passou a ser vendida por 27.990
reais e a topo-de-linha 1.6 Power foi de 38.242 reais para 38.290 reais. As
principais mudanças estão no design: o novo Gol incorpora o DNA mundial da
marca, definido pela dianteira com dois elementos horizontais – no caso, as grades
principal e inferior –, faróis com máscara negra e um friso interno cromado e
lanternas traseiras com novos refletores. A tampa do porta-malas também foi
redesenhada, deixando o Gol parecido com o Polo europeu, que está uma geração à
frente do “nosso” Polo. Por dentro, as saídas de ar foram redesenhadas, o
console central agora tem acabamento preto e a iluminação dos instrumentos
passou a ser branca (com leds) e vermelha.
A
lista de equipamentos do Gol 1.0 inclui conta-giros, banco do motorista com regulagem
de altura, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, limpador do
para-brisa com temporizador, lavador e limpador do vidro traseiro, cintos de
segurança traseiros retráteis e para-sóis com espelhos para motorista e
passageiro. O Gol Power ainda vem com airbag duplo, freios ABS e direção
hidráulica com ajuste em altura e profundidade, mas ar-condicionado é sempre
opcional.
Quanto
às motorizações, o motor 1.0, rebatizado de 1.0 TEC, recebeu mais alterações.
Além das medidas para reduzir o atrito e do novo coletor, o Gol ganhou uma
central eletrônica mais rápida e com maior capacidade de memória, bicos
injetores mais eficientes, sistema de ignição com uma bobina para cada vela e
novo sistema de partida a frio com quatro bicos injetores, um para cada
cilindro. Segundo informações divulgadas pela VW, o motor 1.0 teria ficado 4%
mais econômico com as modificações.