O câmbio automático oferece maior conforto ao motorista uma
vez que realiza sozinho as trocas de marchas. É uma opção que tem um custo
maior, mas compensa em relação à fadiga causada por dirigir, principalmente no
congestionamento das grandes metrópoles.
Neste sentido, cada vez mais os câmbios automáticos deixam
de ser um artigo de luxo e vem equipando carros mais acessíveis, ganhando a
preferência de mais consumidores. O grande receio é o mesmo de outrora: o custo
de manutenção de uma caixa automática que é caro. Porém, uma vez respeitadas as
condições corretas de uso e manutenção, o câmbio automático terá uma longa vida
útil. Ao contrário do que muita gente pensa, as caixas automáticas são muito confiáveis
e feitas para durarem até 200 mil Km.
Na manutenção preventiva recomendada pelos fabricantes - que
consta nos livretos de manual de manutenção dos automóveis - a substituição do
fluido da transmissão automática no prazo estipulado resolve em pelo menos 80%
de chances de uma pane no sistema. Vale lembrar que, além da troca de óleo, é
importante também substituir o filtro. Isso porque o filtro do óleo antigo
retém todas as partículas contaminantes que, com o tempo de uso, dificultam a
passagem do óleo, podendo causar falhas na filtragem e lubrificação. A situação
só tende a piorar quando ocorre o bloqueio total do filtro de óleo, o que pode
causar sérios danos ao motor. O conserto de um câmbio automático pode custar de
R$ 2,5 mil a R$ 9 mil, segundo especialistas em transmissão automática. Por
isso, o recomendado é que se faça a troca do óleo e filtro a cada 40 mil ou 50
mil km, ou até mais, dependendo do fabricante.
Os câmbios automáticos se diferenciam e hoje contam com mais
de um sistema de troca como o sequencial, por exemplo, ou ainda no modo como
esportivo, mas todos - de um modo geral - necessitam de um único tipo de uso.
Por isso, o importante é observar detalhes como fazer as trocas com o pé no
freio e não tirar a alavanca da opção "D" quando estiver com o carro
em movimento. Notando um vazamento no chão avermelhado ou amarelado no lugar em
que o carro costuma ficar parado pode significar vazamento, procure uma
mecânica especializada imediatamente.
A perda progressiva de fluido é percebida diretamente no
comportamento do câmbio, cujos sintomas são trancos, patinação, troca de
marchas involuntárias, dificuldade em subir ladeiras e ruídos, alterando seu
comportamento drasticamente à medida que a transmissão esquenta.
Caso notar algumas destas anomalias, não hesite. É melhor
prevenir do que gastar muito dinheiro mais tarde. Com estes cuidados básicos,
você terá uma transmissão automática com vida útil maior poupando o seu bolso
suficiente para apreciar sua nova aquisição.
Fonte: Revista Torque - Por Leandro Eiró - 20 Novembro 2011