Eugênio Augusto Brito
Rodrigo Lara
Do UOL, em São Paulo. 07/02/12
O Volkswagen Passat tem uma vida cheia de contradições e
sofre com isso. O carro, claro, é o topo da escala evolutiva dos sedãs da marca
-- a linha começa humilde com o Voyage, ganha algum requinte com o Polo Sedan,
encorpa com o Jetta de entrada e fica interessante com o Jetta turbo. Ao
Passat, cabe a função de "premiar" o consumidor bem-sucedido que se
manteve na casa. Este público, quase sempre com idade entre 45 e 50 anos e de
perfil conservador, deseja não apenas um carro com conteúdo, mas principalmente
uma bandeira social: mais do que meio de transporte, o carro tem de ser um
símbolo elevado de status.
Começa aí a atribulação do Passat: o carro foi o que mais
perdeu com a nova identidade visual da VW, que deixou os modelos mais ou menos
com a mesma cara. A adaptação do traço retilíneo de Walter de'Silva ao sedã
grande está longe de ser feia ou pouco classuda, mas convenhamos que é mais
jogo para o Jetta ser parecido com o Passat do que o inverso.
Outro trecho da via-crúcis do modelo está em seu
posicionamento de mercado, sobretudo no Brasil. Dificilmente o consumidor vai
escolher seu carro baseado no segmento ou no uso que fará do carro -- quase
sempre é o preço (e o quanto o carro entrega por este valor) que determina a
compra. O resultado é que o Passat acaba concorrendo com rivais de mundo
totalmente diferentes:
- Sedãs grandes emergentes: turma do Ford Fusion e do
Hyundai Sonata;
- Sedãs grandes com credibilidade: inclui os quase
"míticos" Azera e Honda Accord;
- Segmento premium: o Olimpo conta as divindades Audi A4,
BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, que até entregam menos espaço (são carros
de porte médio), mas com certeza colocam prazer e ego nas alturas.
A Volkswagen dos Estados Unidos detectou o problema e mexeu
na receita do Passat vendido por lá -- o carro ianque cresceu e ganhou
conteúdo, ficando mais bem ajustado que o modelo alemão.
Este último, porém, é o carro vendido aqui no Brasil em sua
sétima geração desde maio de 2011: custando R$ 122.450 iniciais, tem preço
alinhado com A4, Classe C e BMW Série 3, mas sem ostentar uma estrela de três
pontas, quatro argolas entrelaçadas ou um escudo azul e branco em sua grade
dificilmente vai fisgar o consumidor com mais "bala na agulha". Ao
mesmo tempo, parece caro e careta demais para servir como opção ao comprador
que ainda se prepara para entrar neste patamar -- e que vai acabar optando por
Fusion ou Sonata. Assim, resta ao Passat o limbo.
CONTEÚDO ELE TEM
Nenhum Passat é pelado, pelo contrário. Entre os itens de
conforto, destacam-se o ar-condicionado digital de duas zonas; bancos em couro
com ajustes de assento, encosto e lombar; aquecimento dos assentos dianteiros;
sistema multimídia com tela sensível ao toque, oito alto-falantes e conexão
para iPod; piloto automático; espelho retrovisor interno eletrocrômico; freio
de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; sensores de chuva e de
estacionamento; detector de fadiga do motorista (típico dos alemães premium); e
sistema de monitoramento da pressão dos pneus. O pacote de segurança pode ser
considerado básico para o segmento: freios com ABS; bloqueio eletrônico de
diferencial (EDS); controle de tração (ASR); controle eletrônico de
estabilidade (ESP); seis airbags.
Quem quiser e puder ter mais, pode fazer o jogo de montar da
Volks e incluir equipamentos mais divertidos pagando à parte. São eles:
acabamento perfurado nos bancos, além da refrigeração para os dianteiros (R$
1.905); ajustes elétricos (R$ 5.245); faróis de xenônio com luz de curva (R$
8.770); piloto automático adaptativo (ACC) e sistema Front Assist, que aceleram
ou freiam o carro automaticamente de acordo com os obstáculos (R$ 5.925);
navegador integrado (R$ 2.870); e teto corrediço com célula solar elétrica que
controla automaticamente a difusão de ar no interior da cabine (R$ 5.050).
Completaço, o Passat chega a custar R$ 152.215.
ACOLHE E ANDA BEM
O modelo avaliado por UOL Carros por quase 800 quilômetros
era quase completo (apenas a função de navegação ficou de fora) e mostrou seu
valor. Do arsenal de itens, a dupla Front Assist e ACC é, de longe, a mais
útil. Ambos reforçam brutalmente a segurança, embora acabem se convertendo em
incômodo nas situações de tráfego pesado.
Alarmes visual e sonoro surgem sempre que um carro mais
lento entra na trajetória direta do Passat. Caso o motorista não freie ou mude
de faixa, o acionamento autônomo do sistema de freios entra em ação. Na estrada
tudo funciona muito bem e diminui o estresse do motorista, que pode até curtir
a viagem. Na cidade, porém, esse sistema se mostra tão insistente em seus
pitacos quanto a mãe de uma pessoa recém-habilitada -- o excesso de zelo
maternal no meio de um congestionamento, por exemplo, acaba levando o motorista
mais experiente a deixar tudo desligado.
O nível de acabamento é bom e não deixa a desejar para os
sedãs concorrentes de Audi, BMW e Mercedes. A mescla de materiais é boa e
agrada, sobretudo, a quem prefere sobriedade -- apesar da afetação simbolizada
pelo relógio analógico no centro do painel, a mistura de aço escovado e couro
não faz o Passat passar qualquer tipo de vergonha mesmo entre quem busca mais
esportividade.
O ponto realmente alto do carro está em seu conjunto motriz.
A dupla formada por motor 2.0 TSI (turbo com injeção direta de gasolina) e
câmbio automatizado DSG (com dupla embreagem) dão conta de sobra dos 1.474 kg
do carro.
Enquanto o propulsor de 211 cavalos e 28,5 kgfm de torque é
elástico, a caixa de marchas faz trocas a uma velocidade impressionante. O
carro está sempre na mão do motorista, que ainda pode comandar o uso de uma
pegada mais dinâmica com a posição esportiva (S) do câmbio. Em alguns momentos,
tem-se a impressão de que o sedã encolheu, ou ficou mais leve, tamanha a
facilidade da condução.
Tamanho desempenho, entretanto, não se refletiu em economia.
Em uso "severo”, sob trânsito pesado e distâncias curtas, situação típica
do uso executivo que o carro vai ter quase que constantemente, o consumo de 6,6
km/l. A média subiu para 9 km/l em momentos de maior tranquilidade e pista
livre. Na estrada, onde rodamos um terço do tempo, o computador de bordo
indicou 11 km/l.
VALE A PENA?
Tábua de consumo posta de lado, uma coisa fez falta: o
Passat é um bom carro, tem equipamentos interessantes e é gostoso de dirigir,
mas falta a sensação de que se pode esbanjar e ir além dos limites, algo
encontrado em modelos premium que contam com a opção de um motorzão V-alguma
coisa. Na reformulação, o Passat perdeu o bloco V6. Este deve, muito
provavelmente, ficar restrito ao novo CC, ajudando a desassociar o cupê de
quatro portas (mais esportivo) do sedã clássico.
O consumidor do Passat ainda é assolado por um pensamento
aterrador, o de que alguém com um Jetta 2.0 TSI pode se divertir muito mais:
com o mesmo trem-de-força, mas de porte mais compacto e preço mais em conta, o
sedã menor anda mais, é (ainda) mais estável e (bem) mais barato.
Sem essa
"diferença", fica difícil defender a presença do VW no rol de
carros dos sonhos do emergente comprador brasileiro.
Passat Sedan - Itens de série
Motor / Transmissão / Direção
• 2.0L TSI – 211cv (155Kw)
• Transmissão DSG 6 velocidades Tiptronic
• Direção Servotronic
Exterior
• Rodas de liga-leve 7 ½ Jx17” modelo Michigan
• Pneus: 235/45 R17
• Estepe em roda de liga-leve 17”
• Antena no parabrisa
• Insertos cromados na grade dianteira, contorno das janelas
e na parte inferior das
portas
• Luz indicadora de direção integrada no retovisor externo
com LEDs
• Farol duplo de halogênio
• Protetor de Carter
Interior
• Tomada 12V no porta-malas, console central dianteiro /
traseiro
• 2 porta-copos no console central dianteiro, com tampa
• Tapetes adicionais em tecido
• Relógio analógico no centro do painel frontal
• Insertos internos em alumínio escovado
• Apoio de braço dianteiro / traseiro com 2 porta-copos
• Bancos revestidos em couro “Nappa”
• Bancos dianteiros “conforto”
• Bancos dianteiros com ajuste manual de altura e elétrico
para o encosto do banco do
motorista
• Bancos dianteiros com função de aquecimento
• Banco do motorista com ajuste lombar elétrico
• Parassois com espelho e iluminação
• Tampa do portaluvas com chave e saída de ar condicionado
• Radio RCD
510 com tela Touchscreen + Cd changer integrado (6 Cds)
• 8 Altofalantes
• Bluetooth com comando de voz
• Entrada Aux –In para fonte de audio externo
• Cabo para conexão de Ipod
• Saída traseira para ar condicionado no console central
• Cinzeiro e acendedor de cigarros na frente
• Banco traseiro com encosto dividido
• Porta objetos com tampa sobre o painel frontal
• 4 luzes de leitura (2 dianteira / 2 traseira)
• Ar Condicionado Climatronic dual zone
• Pacote ambiente – 2 luzes na área dos pés (dianteiro),
luzes de embarque em todas
as portas
• Soleira em aço inoxidável nas portas com logo “Passat”
Segurança
• ABS / EDS / ASR / ESP
• 6 air bags
• Farol de neblina com luz estática para curva
• Lanterna traseira de neblina
• Três cintos de segurança traseiros de 3 pontos
• Imobilizador eletrônico
• Sistema de alarme ultrassom
• Desativação air bag lado passageiro
• Apoio de cabeça dianteiro com ajuste de altura e longitudinal
• 3 apoios de cabeça traseiro
Funcionais
• Pneus especiais ContiSeal (autoselantes)
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis,
aquecíveis, com iluminação
do campo periférico – lado do motorista com escurecimento
automático
• Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático
4
• Comando automático de acendimento dos faróis com função
Coming & Leaving
home
• Travamento central elétrico com controle remoto
• Controle automático de velocidade
• Freio eletrônico de estacionamento
• Função Auto-hold
• Sistema de identificação e alerta de fadiga do condutor
• Computador de bordo com display Plus
Volante multifuncional em couro com controle do Tiptronic
• Indicador de temperatura externa
• Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
• Filtro anti-polen
• Vidros com comando elétrico dianteiro e traseiro
• Sensor de chuva
• Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
• Sistema de monitoração da pressão dos pneus
• Assistente de partida em subidas
• Destravamento por controle remoto da tampa do portamalas
• Fechamento elétrico da tampa do portamalas
Passat Variant – Opcionais
• Bancos dianteiros climatizados
• Bancos dianteiros com ajuste elétrico / lado do motorista
com memória
• Kessy - Sistema de acesso ao veículo e ignição sem
chave
• Park Assist II
• Faróis Bi-Xenon direcionais com LEDs + Lanterna traseira
com LEDs
• ACC (controle automático de distância e velocidade)
• Teto solar elétrico panorâmico Skyview
• Rádio com Sistema de navegação integrado