terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mercado brasileiro de carros estaciona em julho

Números da Fenabrave mostram desaceleração e avanço de 0,35% no mês
Modelos importados seguem com as vendas aquecidas, apesar do avanço contido nos emplacamentos em julho. O balanço de vendas divulgado nesta segunda-feira (1º de agosto) pela FenabraveFederação Nacional da Distribuição de Veículos – apontou que o comércio de veículos se manteve estável em julho, com tímido avanço de 0,35% nos emplacamentos em relação ao mês anterior (junho). Foram entregues no período 287.941 automóveis e comerciais leves, enquanto os trinta dias anteriores somaram 286.935 unidades.

Em relação a julho de 2010, o balanço também foi contido, com 0,95% positivos. Contudo, no acumulado do ano o Brasil ainda é um dos mercados que mais cresce no planeta. As vendas entre janeiro e julho saltaram 8,15%, passando de 1,78 milhão para 1,92 milhão de unidades emplacadas. Ao que parece, essa estabilidade momentânea ainda não foi suficiente para criar incerteza no mercado. As fábricas continuam investindo.

Os dois modelos, aliás, seguem com as vendas aquecidas e são dois dos destaques de julho nas revendas de carros pelo país. O J3 hatch já acumula 6.883 unidades vendidas desde março, quando foi lançado. E o sedã J3 Turin tem 4.309 unidades entregues e encosta no Volkswagen Polo.
Dos números, destaque para os crescimentos da dupla Volkswagen Fox/CrossFox e do recém-reestilizado Renault Sandero. O modelo da marca alemã, que teve sua produção afetada pela greve na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, voltou a vender bem, somando 8.890 unidades em julho – contra as 5.084 de junho.
Kia Cerato vive bom momento e aproveita enquanto não chegam Hyundai Elantra e Chevrolet Cruze. No segmento de sedãs médios, o Volkswagen Jetta estacionou, mas segue sua escalada atrás das primeiras posições – ainda com Toyota Corolla e ... Kia Cerato! Sim, o modelo sul-coreano desbancou o Honda Civic, que ainda não se recuperou dos efeitos da catástrofe no Japão. Mais abaixo, Renault Fluence e Peugeot 408 continuam sem registrar evolução nas vendas, com médias mensais de 855 e 680 respectivamente.
Os dez modelos mais vendidos do Brasil em julho:

1) Volkswagen Gol – 25.884 unidades (171.136 no acumulado)
2) Fiat Mille/Novo Uno – 24.929 unidades (158.321 no acumulado)
3) Chevrolet Celta – 12.073 unidades (84.145 no acumulado)
4) Chevrolet Classic/Corsa sedã – 11.540 unidades (72.780 no acumulado)
5) Fiat Strada – 11.298 unidades (69.979 no acumulado)
6) Volkswagen Fox/CrossFox – 8.890 unidades (68.624 no acumulado)
7) Fiat Palio – 8.845 unidades (69.979 no acumulado)
8) Fiat Siena – 8.749 unidades (58.011 no acumulado)
9) Renault Sandero – 8.690 unidades (41.071 no acumulado)
10) Volkswagen Voyage – 8.549 unidades (48.732 no acumulado)

Ranking das montadoras no 1º semestre de 2011:

1) Fiat – 433.851 unidades (22,53%)
2) Volkswagen – 396.822 unidades (20,6%)
3) General Motors – 354.865 unidades (18,42%)
4) Ford – 182.292 unidades (9,46%)
5) Renault – 96.714 unidades (5,02%)
6) Hyundai – 63.712 unidades (3,31%)
7) Honda – 57.797 unidades (3,0%)
8) Citroën – 53.576 unidades (2,78%)
9) Toyota – 51.785 unidades (2,69%)
10) Peugeot – 49.915 unidades (2,59%)


(Revista auto esporte, em 02 de agosto de 2011)

Alinhamento e balanceamento, o que é, para que serve e quando fazer.

A necessidade de alinhar a rodas dos veículos pode ter diversas causas, como por exemplo: trepidação e mudanças da trajetória ao dirigir, ao se efetuar reparos ou troca de componentes da suspensão e direção, após o impacto com um buraco ou colisão com outro veiculo, entre outras causas.  Alinhamento e balanceamento são serviços que vão muito além de deixar o volante reto e livre de trepidação, eles são serviços fundamentais para garantir maior vida útil dos pneus e a segurança dos passageiros. Veja os videos relacionados e entenda mais.
Por: Elvis Fernandes
(Videos do programa Auto Esporte- Rede Globo)


Manutenção preventiva, o que deve ser verificado?

Antes de pegar o carro e partir para uma viagem ou passeio, é  importante fazer uma revisão completa nos veículos, para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto, e fazer uma viagem tranqüila.

Algumas partes do veículo são indispensáveis durante a revisão:

•Pneus e estepe: o desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.
•Outro item importante a ser analisado são as rodas: em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.
•Alguns itens também são indispensáveis antes de seguir estrada: o triângulo, macaco e a chave de roda. Faça uma checagem de funcionamento no triângulo, pois se ele estiver com a haste de apoio quebrada, não servirá para nada.
•O alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas, muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante ou direção desalinhada.
•Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições de nosso pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.
•Sistema elétrico: confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido e pode prevenir acidentes.
•Sistema de limpeza dos vidros: além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.
Por: Elvis Fernandes