Encontro em Peeble Beach, Califórnia (EUA), reuniu supercarros de todos os tempos.
Por: Diogo de Oliveira; Revista autoesporte | 21/08/2011
O Benz Patent-Motorwagen foi o primeiro carro da história, registrado há 125 anos na Alemanha por Carl Benz
Nos últimos quatro dias, o encontro de carros de Pebble Beach, em Monterey, na Califórnia (EUA), promoveu uma verdadeira viagem no tempo. O Concours d’Elegance – ou Concurso Californiano de Elegância, realizado todos os anos – é um dos mais prestigiados do planeta. E nesta edição 2011, Pebble Beach mostrou bem a transformação vivida pelo automóvel nesses 125 anos – completos em janeiro.
O encontro, como de costume, reuniu muitos clássicos, alguns deles raríssimos, como o Bentley 3-Litre (três litros), de 1921 – trata-se do modelo mais antigo da marca britânica existente hoje no mundo. Ao mesmo tempo, Pebble Beach também esteve recheada de supercarros atuais, muitos deles debutantes no mercado norte-americano, como os poderosos Aston Martin V12 Zagato e o Lamborghini Aventador.
Um breve retorno às origens
A Mercedes-Benz aproveitou o encontro em Monterey para celebrar os 125 anos de uma existência que se confunde com a própria história do automóvel. Em 29 de janeiro de 1886, Karl Friedrich Benz registrou um triciclo motorizado em um escritório de patentes em Berlim (Alemanha). O Benz Patent-Motorwagen se parecia com a boléia de uma carruagem e usava um motor a gasolina de um cilindro e menos de um cavalo.
O Benz Patent-Motorwagen ao lado do futurista Mercedes-Benz F800 Style, protótipo que originou o CLS
Naquele mesmo ano (1886), a dupla de engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach criou a primeira motocicleta da humanidade. Mas o feito mais importante dos dois veio três anos depois. Em 1889, Daimler e Maybach apresentaram o primeiro veículo sobre quatro rodas do mundo. O modelo ainda se parecia com uma boléia, como o Benz Patent-Motorwagen, que foi o primeiro a ganhar produção, um ano antes (1888).
Apesar das quatro rodas, o Benz Velo era bem parecido com seu precursor, o pioneiro Benz Patent-Motorwagen.
Àquela altura, o Velo já usava um motor mais potente, com 3 cv de potência e uma velocidade máxima de 18 km/h. Em 1900, Daimler e Maybach o Mercedes 35 hp, primeiro carro de produção da fábrica de motores DMG (Daimler-Motoren-Gesellschaft). O nome Mercedes foi uma exigência de Emil Jellinek, magnata alemão que financiou a produção (encomendando 36 unidades) e queria homenagear a filha.
Nesse mesmo ano, Gottlieb Daimler faleceu e Wilhelm Maybach assumiu como diretor da DMG até 1907. Nos anos seguintes, DMG e Benz & Cia competiam entre si. Carl Benz já estava aposentado desde 1903. E o destino uniu as duas fábricas após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Um acordo de cooperação foi assinado para estimular a economia alemã. E assim nasceu a Daimler-Benz – hoje o grupo Daimler.
Nesse mesmo ano, Gottlieb Daimler faleceu e Wilhelm Maybach assumiu como diretor da DMG até 1907. Nos anos seguintes, DMG e Benz & Cia competiam entre si. Carl Benz já estava aposentado desde 1903. E o destino uniu as duas fábricas após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Um acordo de cooperação foi assinado para estimular a economia alemã. E assim nasceu a Daimler-Benz – hoje o grupo Daimler.
Confira abaixo alguns clássicos e carrões que estiveram no encontro de Pebble Beach, em Monterey, na última semana.
O Bentley 3-Litre de 1921 é o modelo mais antigo da marca britânica; seu chassi é o de número três
Um dos carros mais emblemáticos da Mercedes-Benz é o cupê 300 SL de 1954, o asa de gaivota (Gullwing)
Uma clássica Ferrari 750 Monza Spider (1955) foi a leilão em Monterey, no tradicional pregão da RM Auctions
Porsche 911S (1970), do ator norte-americano Steve McQueen, foi a leilão em Monterey por US$ 1,25 milhão
Um dos superesportivos mais arrojados da atualidade, o Lamborghini Aventador esteve em Monterey
O Aston Martin V12 Zagato, desenhado pelo estúdio italiano Zagato, fez sua estreia nos EUA
O Bugatti L'Or Blanc, com detalhes de porcelana, foi à Pebble Beach; modelo custa US$ 3,7 milhões
Protótipo de conversível híbrido de alto luxo, o Cadillac Ciel foi revelado no encontro californiano.