Kombi 18/12/2012
A
produção do utilitário será encerrada no Brasil. A Volkswagen deve substituir a
Kombi por outro veículo que terá a patente comprada pela fábrica alemã, mas
pouca semelhança com o modelo atual
A
Kombi vai deixar de ser produzida em 2013. O motivo para o utilitário mais
antigo do Brasil sair de linha é a falta de adequação do modelo às exigências
de segurança que serão cobradas pela legislação do País a partir de 2014. Entre
as novas normas estão a obrigação dos veículos de oferecerem itens de segurança
que já vem de série em modelos mais modernos, como airbags e freios ABS.
As
informações são do site Carsale, que conseguiu a notícia por uma fonte ligada à
fabricante alemã. De acordo com a matéria a marca não pretende descontinuar completamente
o caso de amor entre s brasileiros e as Kombis, apesar de que a relação vai
precisar se modificar. Um novo modelo será colocado em substituição, mas não
deve ter semelhanças com o carro que está no mercado hoje. Mas precisamente,
nem mesmo será um designer da Volkswagen que vai colocar o novo utilitário no
mercado. A expectativa é de que a VW vai comprar a patente de um carro de outro
fabricante, a exemplo do que a Renault faz com os produtos da Dacia, da
Romênia.A boa notícia é que o novo modelo deve chegar com versões mais
equipadas, mas prezando pela baixa relação custo-benefício, e desta forma
manter o público fiel da Kombi.
Linha
do tempo
1950: Ano de seu
lançamento na Alemanha e inicio das vendas no Brasil. A Kombi era equipada com
motor de 1100cc e 25cv. A partida era elétrica (na chave) ou manual (na
manivela)
1952:
câmbio com 2ª, 3ª e 4ª marcha sincronizada. Vidro traseiro e parachoque
traseiro foram adotados. Lançamento da versão pick-up e da versão de
passageiros com 15 janelas.
1953: Início da montagem
no Brasil, com as peças importadas.
1957: A Kombi começa a
ser produzida no Brasil no dia 2 de setembro, com 50% de nacionalização de
peças.
1959: Câmbio de 4 marchas
totalmente sincronizado (a Kombi foi o 1º veículo brasileiro com 1ª marcha
sincronizada); motor 1200 agora produzido no Brasil; a manivela de partida é
abandonada.
1960: Lançamento da
versão “Turismo”, adaptada para camping.
1967: Motor 1500cc com
52cv; Lançamento da versão “Pick-up”.
1970: A Kombi ganha
cintos de segurança e extintor de incêndio.
1976:
Primeira reestilização, motor 1600cc. A Volks ia fazer o carro com porta
corrediça e três janelas grandes e cada lado, mas acabou combinando a frente
(com as portas dianteiras) e a traseira (apenas as lanternas) do modelo
internacional com a carroceria do modelo nacional, de 12 janelas laterais,
tornando assim a carroceria do modelo fabricado de 1976 a 1996 uma
exclusividade brasileira.
1981: Início das vendas
do modelo com motor Diesel.
1982: Novo lançamento:
Pick-up Kombi com cabine-dupla.
1997:
Segunda reestilização. Finalmente o modelo ganhava porta corrediça e carroceria
semelhante a conhecida no resto do mundo, embora o teto elevado em 11 cm seja
único do modelo brasileiro.
2000:
Último ano de fabricação da versão pick-up.
2006: Novo Motor flex
1400cc refrigerado a água, introdução da grade dianteira para o radiador.
2009: As mudanças são
discretas. Há a adoção do “brake-light” (terceira luz de freio) de série na
extremidade do teto, e nova grade dianteira levemente reestilizada com novas
aletas para refrigeração.
Saiba
mais
A
Kombi surgiu da ideia de criar um veículo de carga com peças usadas no Fusca. O
projeto foi liderado pelo holandês Ben Pon, em 1947. E em 8 de março de 1950 a primeira
unidade da Kombi saiu da linha de produção da fábrica de Wolfsburg, na
Alemanha.
Fonte : http://www.opovo.com.br/app/opovo/veiculos/2012/12/18/noticiasjornalveiculos,2973763/bye-bye.shtml