Cavalo de batalha no Brasil, a Kombi acaba de
ganhar definitivamente o status de carro “Cult” na Europa, onde saiu de linha
há muitos anos. A Volkswagen inaugurou uma nova instalação da Commercial
Vehicles Oldtimers na cidade de Hanover, na Alemanha, que além de alojar a
coleção de veículos comerciais da marca irá fazer restaurações para terceiros.
A Kombi é a grande estrela da área de
preservação histórica, que foi criada em 2007 e, nos últimos cinco anos, já
restaurou cerca de cem veículos. A nova oficina tem sete mil metros quadrados e
conta com ferramental especializado, além de cabine de pintura. Treze
funcionários trabalham no local, desde mecânicos a um historiador especializado
em tecnologia e um planejador de eventos.
Peças, serviços e documentação - Qualquer
proprietário de Kombi, que na Alemanha é conhecida pelo apelido “Bulli”, poderá
utilizar os serviços da Volkswagen para restaurar, pintar ou simplesmente fazer
uma revisão. Também há um estoque de peças originais para reposição.
Evidentemente, o trabalho não sairá muito
barato, mas terá a vantagem de ser documentado detalhadamente, com cada etapa
descrita e fotografada. Os registros serão mantidos pela Volkswagen, o que irá
valorizar os veículos no futuro.
Último país do mundo onde a Kombi é
fabricada, o Brasil tem atraído a atenção de fãs da van da Volkswagen de todo o
mundo, muitos dos quais buscam aqui exemplares em bom estado para suas
coleções. O interesse abrange até mesmo veículos novos, embora em muitos
países, como os Estados Unidos e membros da Comunidade Europeia, a veterana
Kombi não possa mais ser licenciada, por não atender as normas de segurança
atuais.