Imagine que você está dirigindo
por uma auto-estrada. Quando está para pegar uma saída, você pisa no freio, mas
a velocidade não diminui. Não importa o quanto você pisa, nada acontece. Você
está sem freio! O que você faria?
Quando você pisa no pedal de
freio de qualquer carro de hoje, você pressiona um pistão. Esse pistão empurra
o fluido de freio no cilindro-mestre, pressurizando-o. O fluido segue por tubos
finos, chamados tubulações de freio, até chegar aos pistões em cada roda. Esses
pistões aplicam pressão sobre as pastilhas ou fazem as lonas de freio se
expandir, comprimindo um disco ou um tambor, respectivamente, para parar o
carro. Se você tivesse uma perda séria de fluido de freio ou se alguém cortasse
as tubulações, nada aconteceria quando você pisasse no pedal.
A primeira coisa a se fazer se
algum dia você se encontrar em uma situação dessas é tentar pisar várias vezes
no pedal de freio. Se as tubulações de freio tiverem um pequeno vazamento (em
vez de um corte), você pode conseguir mandar fluido suficiente para o sistema e
manter as coisas sob controle.
A segunda alternativa é tentar o
freio de estacionamento – também conhecido por freio "de mão", termo
impróprio porque muitos carros têm o freio de estacionamento acionado por um
pequeno pedal à esquerda dos demais. Se as tubulações de freio estiverem
cortadas e você descobrir que o freio de estacionamento também não está
funcionando (seus cabos podem ter sido cortados também), então, o que você deve
fazer?
Pensando estrategicamente
Agora você definitivamente tem um
problema. O próximo passo é tentar usar o câmbio. Você pode reduzir uma marcha
por vez e usar o motor como freio. Muitas pessoas têm o costume de fazer isso
com a caixa manual. Isso funciona da mesma maneira com uma caixa automática.
Reduza uma marcha, espere a velocidade diminuir e depois reduza mais uma. Se
houver um canteiro central gramado, você pode pôr o carro nele para auxiliar o
processo. A superfície da grama e o solo irregular oferecem uma pequena
resistência, que ajuda a diminuir a velocidade do carro.
Se você estiver fazendo tudo isso
e a situação ainda indicar que você vai bater em algo antes de conseguir parar
o carro, pense estrategicamente. Se puder escolher entre bater em algo sólido,
como a coluna de concreto de uma ponte, ou em algo que irá ceder, como uma
cerca feita com correntes, escolha o objeto que cederá. Você também pode tentar
diminuir a velocidade raspando o lado do carro em uma parede ou barreira de
proteção. Ou, se puder suba uma elevação lateral da pista, se houver, pois isso
também ajudaria.
Em outras palavras, se você tiver
tempo de salvar o carro usando algo que não irá destruí-lo, como o câmbio ou
uma elevação lateral, prefira essa opção. Se você não puder salvar o carro,
então se salve. Faça o possível para evitar que você se machuque batendo em
algo "macio" ou raspando em algum lugar para reduzir a velocidade. E
se isso não der certo, então relaxe e torça para o seu airbag funcionar! E
antes de bater pare de apoiar os pés nos pedais ou no descanso para o pé
esquerdo, a fim de evitar lesões nos membros inferiores.
Todos esses conselhos lhe serão
úteis em uma eventual perda de freio, mas saiba que todos os carros atuais possuem
duplo circuito hidráulico, separados um do outro, sendo pouco provável uma
falha total do sistema hidráulico dos freios.
Fonte: hsw.uol.com.br