Empresa é líder em exportações
do setor automobilístico brasileiro e maior fabricante de veículos do País
A Volkswagen do Brasil – maior
fabricante de veículos do País e líder em exportações do setor automobilístico
brasileiro – acaba de atingir o marco histórico de 3 milhões de unidades
(automóveis e comerciais leves) exportadas desde 1970, quando tiveram início as
vendas da marca para o Exterior. A Volkswagen é a primeira indústria
automobilística brasileira a alcançar esse volume de exportações. O recorde é
representado pelo Novo Gol, que embarcou no Porto de Santos rumo à Argentina,
onde a marca é líder de vendas.
Atualmente, a Volkswagen do
Brasil tem a América Latina como seu mercado de exportações; a marca, no
entanto, já vendeu seus modelos para 147 países, nos cinco continentes. Segundo
levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a
Volkswagen do Brasil é a 18ª maior empresa exportadora do País, considerando
todos os setores, e a primeira automobilística do ranking; a segunda colocada
entre as automobilísticas aparece na 24ª posição geral.
“A Volkswagen do Brasil se
orgulha de atingir o marco histórico de 3 milhões de unidades exportadas, sendo
a principal empresa exportadora do setor automobilístico brasileiro. Os dados
revelam o sucesso global de nossos veículos, que são amados no Brasil e no
Exterior. A demanda é resultado da alta qualidade de nossos produtos,
fabricados com foco em inovação, segurança e tecnologia, para conquistar a
satisfação dos clientes”, diz o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas
Schmall.
O Gol, que é o modelo mais
exportado da história da indústria automobilística brasileira, totalizou em
outubro 1.121.215 unidades exportadas, que já foram enviadas para 66 países. No
Brasil, o Gol é líder de vendas há praticamente 26 anos consecutivos.
O Fox é o segundo modelo mais
exportado pela Volkswagen do Brasil, totalizando 425.016 unidades vendidas, até
outubro, para 62 países. O Voyage vem em terceiro lugar no ranking de
exportações da Volkswagen do Brasil, com 328.679 unidades vendidas, até
outubro, para 58 países.
Com 59 anos de atividades, a
Volkswagen do Brasil foi a primeira operação da marca fora da Alemanha e se
tornou um importante centro de desenvolvimento de novos veículos. Atualmente, a
Volkswagen do Brasil é a terceira maior operação do Grupo Volkswagen no mundo,
atrás somente da China e da Alemanha.
Atuais
mercados de exportação
A Volkswagen do Brasil exporta
atualmente para cerca de 20 países da América Latina, sendo que Argentina e
México são os principais mercados, respondendo por 64% e 22% das exportações,
respectivamente.
Na Argentina, a Volkswagen é
líder de vendas no acumulado de 2012. O Gol é o veículo mais vendido no país,
onde já manteve a liderança por 12 anos, sendo 9 anos consecutivos. Também na
Argentina, o Voyage alterna entre a 2ª e 3ª posição em vendas no seu segmento.
A empresa também exporta para países como Chile, Peru, Paraguai, Uruguai,
Bolívia, Colômbia, Equador, entre outros.
Atualmente, a Volkswagen do
Brasil utiliza os Portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR)
para exportar automóveis, dada a proximidade estratégica com as fábricas
localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José
dos Pinhais (PR).
Gol: o
modelo mais exportado da história da indústria automobilística brasileira
O Volkswagen Gol - o automóvel
mais vendido no Brasil há praticamente 26 anos consecutivos - é o modelo mais
exportado da história da indústria automobilística brasileira, tendo
totalizado, em outubro, 1.121.215 unidades vendidas para o Exterior. Com mais
de 7 milhões de unidades produzidas no Brasil, um marco conquistado em agosto
de 2012, o Gol também é o automóvel mais produzido e vendido da indústria
nacional.
Voyage:
exportado para 58 países
Com mais de 1 milhão de
unidades produzidas ao longo de sua história, o sedã Voyage é o derivado do Gol
de maior sucesso. Lançado em 1981, foi totalmente projetado e desenvolvido no
País e, ao longo de seus mais de 30 anos de história, já registrou 328.679
unidades exportadas, até outubro, para 58 países, sendo o terceiro modelo mais
vendido pela Volkswagen do Brasil para o Exterior.
Uma curiosidade sobre as
exportações do Voyage, que significa “viagem” em francês, é que esse nome foi
mantido apenas nas unidades exportadas para os países Argentina, Peru,
Guatemala e Equador. Nos demais países da América Latina, o automóvel leva o
nome de Gol Sedan. Nos Estados Unidos, onde foi vendido de 1987 a 1993, foi
chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais
202 mil unidades comercializadas. O Voyage foi o primeiro carro produzido em
série, projetado e fabricado no Brasil, exportado para os Estados Unidos.
Ranking
dos veículos Volkswagen mais exportados (até outubro de 2012)
1º- Gol 1.121.215
unidades exportadas
2º- Fox 425.016
unidades exportadas
3º- Voyage 328.679 unidades exportadas
4º- Golf 281.172
unidades exportadas
5º- Passat 200.578 unidades exportadas
6º- Parati 168.201 unidades exportadas
7º- Saveiro 155.270 unidades exportadas
8º- Kombi 93.981 unidades exportadas
9º- CrossFox 72.215 unidades exportadas
10º- Fusca 57.726 unidades exportadas
Fatos
marcantes
Passat
Iraque
Em 1983, teve início uma das
primeiras grandes operações de exportação da Volkswagen do Brasil: o Passat,
famoso por suas características de durabilidade e estilo, agradou também o
mercado iraquiano. O projeto terminou em 1988, com aproximadamente 170 mil
unidades vendidas.
O projeto, além de um marco na
história de exportações, representou uma grande oportunidade para o Brasil,
pois o pagamento pela compra dos veículos era realizado com petróleo, que era
repassado à Petrobrás em troca de pagamento monetário. Formou-se assim um
contrato triangular.
Projeto
99 - Voyage (Fox) e Parati (Fox Station) EUA e Canadá
O Projeto 99 permitiu à
Volkswagen do Brasil conquistar uma importante fatia no mercado automobilístico
dos Estados Unidos e Canadá. Com início em 1987, o Projeto 99 teve um ciclo de
vida de 7 anos para o Voyage (exportado, na ocasião, com o nome Fox), com
202.062 unidades vendidas, e de 2 anos para a Parati (exportada com o nome Fox
Station), com 25.022 unidades vendidas.
Golf
EUA e Canadá
O programa para os Estados
Unidos foi realizado entre os anos 2000 e 2005, com 137.925 unidades do Golf
exportadas; para o Canadá, as exportações foram de 2000 a 2009, com 75.063
unidades.
Gol
Rússia
O Gol foi o primeiro carro
brasileiro a circular na Rússia. A operação foi um grande desafio e exigiu
testes de resistência no automóvel, para enfrentar baixas temperaturas, que
podem chegar a 40ºC negativos. Além da umidade relativa do ar entre 20% e 90%,
foram simuladas as mais variadas condições climáticas entre 40ºC e 60ºC
negativos. Os componentes que receberam avaliação extremamente rigorosa foram
elétricos, guarnições, motor e câmbio.
O projeto foi realizado entre
2004 e 2005, com 1.609 unidades exportadas. Nesse programa, o Gol recebeu o
nome de Pointer.
Total
Flex
A Volkswagen do Brasil iniciou
em janeiro de 2009 a exportação de veículos Total Flex para o Paraguai. Após
negociações e testes de combustíveis, os veículos foram exportados exatamente
nos mesmos padrões dos comercializados no mercado brasileiro. O pioneiro foi o
Gol, mas atualmente o país também recebe Voyage, Fox, CrossFox, Golf e Saveiro
com motores bicombustíveis. O Paraguai é único país que importa veículos com a
tecnologia que permite abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura dos dois
combustíveis em qualquer proporção.
Modelos da Volkswagen, produzidos para Exportação, embarcam no
Porto de Santos; empresa atinge marca de 3 milhões de veículos exportados
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