A verdade sobre o velho campeão: ele pode ser menos
emocionante, mas vence o comparativo com os dois novos no segmento de entrada.
Tanto a Toyota quanto a Hyundai têm no Gol a referência
para o posicionamento dos seus novos lançamentos no mercado brasileiro. HB20 e
Etios começam a ser vendidos nos próximos dias (Etios nesta sexta-feira e HB20
dia 10 de outubro) dispostos a conquistar uma parcela dos atuais compradores do
carro popular, de entrada, onde o Gol lidera há mais de 25 anos.
Assim, a estratégia é oferecer tudo o que o carro da
Volkswagen oferece e ainda um algo a mais, para encantar o consumidor. Será que
os novos concorrentes chegam mesmo com bala na agulha para enfrentar o velho
campeão?
Se o preço é um dos atributos mais importantes nessa
faixa do mercado, os adversários do Gol iniciam a batalha em desvantagem, pois
ele é o mais barato dos três entre as versões básicas. O Gol G6 1.0 I-Trend
custa na tabela R$ 30.657,00, enquanto o HB20 1.0 Confort, versão de entrada do
modelo Hyundai, custa R$ 31.995,00. O Etios 1.3 X é bem mais caro que os dois,
custa R$ 33.490,00, embora a versão básica tenha motor mais potente que os dos concorrentes:
o carro da Toyota começa com motor 1.3 de 90 cavalos. O 1.0 da HB20 tem
potência máxima de 75 cavalos e o Gol 76.
O Gol ganha também no desempenho do HB20, acelera de 0
a 100km/h em 12,9 segundos, contra demorados 15,9s do HB20. O carro da Volks
também leva vantagem na velocidade máxima: chega a 166 km/h, enquanto o HB20
atinge 157 km/h. A Toyota não divulgou os números de desempenho do Etios. O Gol
ganha dos dois concorrentes na capacidade do tanque de combustível, onde cabem
55 litros, contra 50 do HB20 e 45 do Etios.
Em relação às medidas os dois novos ganham do Gol, que
é o menor entre os três. O Etios ganha na largura (1,695m) e na altura
(1,510m), mas perde para o HB20 no comprimento (3,9m) e na distância entre
eixos, item importante porque determina o espaço interno para motorista e
passageiros. O carro da Hyundai tem entre eixos de 2.500mm, contra 2.465mm do
Gol e 2.460mm do Etios. O porta-malas do HB20 é o maior dos três: tem 300
litros de capacidade, enquanto o Gol tem 285 litros e o Etios 270.
O HB20 tem de série dois itens que os concorrentes não
têm: o ar-condicionado e bancos com regulagem de altura. No Gol o cliente pode
ter os mesmos equipamentos como opcionais, mas o Etios oferece como opcional o
ar-condicionado, pois a regulagem dos bancos não é disponível.
O Gol traz o rádio e o volante com regulagem de altura
de série. No HB20 e no Etios o rádio é opcional e o volante com regulagem só o
Hyundai oferece.
Em compensação, o Etios já vem com o freio ABS e
pintura metálica de série, itens opcionais nos concorrentes.
O HB20 é o que oferece maior número de itens de
série: além do ar-condicionado e bancos com regulagem de altura, ele vem com
airbag para motorista e passageiro (que o Etios também oferece), luz de freio e
direção hidráulica (que Etios e Gol também têm).
Travas e vidros elétricos são de série no Hyundai e no
Gol e opcionais no carro da Toyota.
Dos 20 equipamentos relacionados abaixo, o Hyundai HB20
é o que tem o maior número de série, oito. O Gol tem sete e o Etios cinco. O
Gol, no entanto, disponibiliza onze desses itens como opcionais, contra oito do
Etios e sete do HB20.
O Etios é o carro que menos oferece equipamentos: dos
20, apenas treze são de série ou opcionais os demais (sete) o carro não tem à
disposição, como bancos e volante com regulagem de altura e retrovisores
elétricos, equipamentos que são de série ou opcionais nos outros dois.
Finalmente, no item garantia o HB20 dá um banho:
oferece cinco anos, contra três do Etios e apenas um do Gol.
Mais completo e mais barato
A melhor forma de comparar o custo e o benefício dos
três modelos, no entanto, é incluir neles todos os equipamentos disponíveis e
fazer a soma em reais. E essa conta é amplamente favorável ao Gol.
Com todos os equipamentos possíveis o Hyundai HB20
passa a custar R$ 39.040,00. Ele vem com todos os itens da
versão Comfort Plus mais ABS, farol de neblina, volante com regulagens,
retrovisor elétrico, roda de alumínio aro 14, rádio e pintura metálica.
O Toyota Etios, que leva a vantagem de começar com
motor 1.3, não oferece, por outro lado, vários equipamentos, como rodas de liga
leve, volante com regulagem de altura, retrovisor elétrico, bancos com
regulagem de altura e computador de bordo. E custa R$ 38.790,00
Já o Gol, com todos os equipamentos, inclusive pintura
metálica, mais o sensor de estacionamento custa R$ 37.486,00.
HB20 e Etios chegam com o apelo da novidade, o design
moderno de um, a confiabilidade na marca do outro, o status que ambos oferecem
ao consumidor que quer estar na moda. Por isso o velho Gol pode até ser uma
opção menos emocionante, mas o comparativo mostra claramente que ele oferece
mais por menos e por isso tem tudo para continuar dominando a base do mercado
brasileiro.
Hyundai HB20 / VW Gol G6 / Toyota Etios
|
Hyundai HB20
|
VW Gol G6
|
Toyota Etios
|
Versão
|
1.0 Comfort
|
1.0 I-trend
|
1.3 X
|
Preço
oficial - básico
|
R$ 31.995,00
|
R$ 30.657,00
|
R$ 33.490,00
|
Procedência
|
Brasil
|
Brasil
|
Brasil
|
Garantia
|
5 anos
|
1 ano
|
3 anos
|
Dimensões
|
|
|
|
Motor
|
1.0
|
1.0
|
1.3
|
Potência
(cv)
|
75
|
76
|
90
|
Comprimento
(mm)
|
3.900
|
3.895
|
3.770
|
Largura
(mm)
|
1.680
|
1.649
|
1.695
|
Altura
(mm)
|
1.470
|
1.463
|
1.510
|
Distância
entre eixos (mm)
|
2.500
|
2.465
|
2.460
|
Porta
malas (Lts)
|
300
|
285
|
270
|
Peso
em ordem de marcha (kg)
|
1.007
|
947
|
940
|
Desempenho
|
|
|
|
0-100
km/h
|
15,9
|
12,9
|
-
|
Velocidade
máxima (km/h)
|
157
|
166
|
-
|
Tanque
combustível (Lts)
|
50
|
55
|
45
|
Equipamentos
|
|
|
|
ABS
|
op
|
op
|
s
|
Air
bag motorista e passageiro
|
s
|
op
|
s
|
Alarme
|
op
|
op
|
op
|
Ar
condicionado
|
s
|
op
|
op
|
Bancos
com regulagem de altura
|
s
|
op
|
nd
|
Bancos
de couro
|
nd
|
op
|
nd
|
Câmbio
automático
|
nd
|
nd
|
nd
|
Computador
de bordo
|
s
|
s
|
op
|
Direção
Hidráulica
|
s
|
s
|
s
|
Faróis
de neblina
|
op
|
op
|
nd
|
Luz
de Freio Brake Light
|
s
|
s
|
s
|
Pintura
metálica
|
op
|
op
|
s
|
Radio
CD/MP3
|
op
|
s
|
op
|
Retrovisores
elétricos
|
op
|
op
|
nd
|
Rodas
de liga leve
|
op
|
op
|
nd
|
Sensor
luminosidade
|
nd
|
op
|
nd
|
Trava
elétrica
|
s
|
s
|
op
|
Vidros
elétricos
|
s
|
s
|
op
|
Volante
com regulagem de altura
|
op
|
s
|
nd
|
Volante
revestido de couro
|
nd
|
op
|
nd
|
O HB20 top com todos os itens auxiliares ou de conforto pode ser mais caro... Mas oferece itens de segurança importantes como Air Bag nas versões mais baratas (deveria ter o ABS também). Itens de segurança DEVEM ser tratados como tal, e vir em qualquer carro. Já chega de vender carros a esse preço sem esses itens... cultura que a VW, entre outras montadoras, tem instalado nesse país e por isso merece a rivalização de outras marcas. HB20 continua sendo, para mim, superior. Sem falar a garantia de 5 ANOS...
ResponderExcluirDeus! essa propaganda disfarçada de notícia se espalhou pela internet!!! Que absurdo!!! Como brasileiro pode ser tão otário!? Além de haver erros nos dados e omissões (por exemplo dados com alcool no gol e gasolina no HB20), as análises de preço são vergonhosamente tendenciosas... Se pgar o gol e colocar o ar-condicionado que é de série no HB20 já fica mais caro.... brincadeira hein?
ResponderExcluir