terça-feira, 2 de agosto de 2011

Manutenção preventiva, o que deve ser verificado?

Antes de pegar o carro e partir para uma viagem ou passeio, é  importante fazer uma revisão completa nos veículos, para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto, e fazer uma viagem tranqüila.

Algumas partes do veículo são indispensáveis durante a revisão:

•Pneus e estepe: o desgaste irregular na banda de rodagem é um indicativo de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos. Cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição.
•Outro item importante a ser analisado são as rodas: em rodas de ferro, procure amassados. Se a pressão de um pneu estiver mais baixa que os demais, é provável que a roda esteja amassada, permitindo a fuga de ar. O reparo é simples e pode ser feito por um bom borracheiro. Em rodas de liga, atente a quebras e trincas. Dependendo do caso, sua substituição pode ser necessária.
•Alguns itens também são indispensáveis antes de seguir estrada: o triângulo, macaco e a chave de roda. Faça uma checagem de funcionamento no triângulo, pois se ele estiver com a haste de apoio quebrada, não servirá para nada.
•O alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas, muitas vezes são deixados de lado. O pior é que seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas: vibrações ao volante ou direção desalinhada.
•Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser averiguados na autorizada. As condições de nosso pavimento podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão.
•Sistema elétrico: confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido e pode prevenir acidentes.
•Sistema de limpeza dos vidros: além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas.
Por: Elvis Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário